Parecia ser um reparo rápido e fácil. Mas o parafuso não se mexia, o que acabou te levando a desistir de realizar aquele trabalho. Sim, parafusos espanados são extremamente frustrantes, mas eles não são impossíveis de corrigir.
Na verdade, pode ser muito fácil remover um parafuso espanado. Se você não possui um extrator, que é uma máquina especial para a realização desse serviço, tudo que você precisa saber são essas dicas abaixo. Confira!
1. Elásticos
Antes de tentar qualquer outra coisa, experimente o seguinte: coloque um elástico sobre o parafuso espanado, insira firmemente a ponta de sua chave de fenda, em seguida vá desapertando lentamente.
Não possui um elástico? Substitua por um pouco de lã de aço, ou até mesmo aquela parte verde da sua esponja de limpeza. Estes outros objetos são tão eficientes quanto o elástico nesta tarefa.
2. Alicates
Inspecione a cabeça do parafuso e verifique se existe algum ponto firme de contato. Se assim for, tente ir fazendo um sistema de alavancas, e em seguida desenrosque com o auxílio do alicate.
Costuma funcionar bem para parafusos de cabeça chata que não estão totalmente “enterrados” na superfície. Se o parafuso estiver todo dentro da parede, vale a pena optar por outras destas alternativas do texto.
3. Martelo
Use um martelo para bater firmemente uma chave de fenda na cabeça do parafuso. Isso pode proporcionar a aderência extra que você precisa para girá-lo, especialmente, se ele for feito de um metal mais macio. São boas as chances de isso dar certo, tendo em vista que esse tipo de parafuso é o mais propenso a espanar.
4. Chave de fenda lisa
O parafuso espanado tem a cabeça do tipo Phillips? Se tiver, introduza uma chave de fenda estreita o suficiente para caber (em sua totalidade) dentro daquele espaço. Tenha em mente que é preciso uma força muscular considerável para conseguir isso.
Para facilitar as coisas, é inteligente combinar esta estratégia com o método do elástico descrito na opção 1.
5. Osciladora para parafuso espanado
Se você é um adepto contumaz do “faça você mesmo”, provavelmente, deve possuir uma destas osciladoras capazes de realizar cortes em metais e poderá criar uma fenda para o parafuso. Logo após fazer isso, utilize uma chave que caiba naquele espaço criado e realize a torção necessária.
6. Furadeira
Às vezes, a perfuração de um pequeno buraco em um parafuso espanado com o auxílio de uma furadeira, permite que sua chave de fenda se introduza mais profundamente e consiga uma melhor aderência ao parafuso.
Se você for tentar essa opção, certifique-se de usar uma broca própria para uso em metais. Por isso, tome o cuidado de não perfurar demais, ou a cabeça do parafuso pode quebrar — o que é bem pior.
Coloque uma boa camada de plástico sobre o parafuso, aqueça a ferramenta que vai utilizar para remover o parafuso, e faça o procedimento normal.O plástico vai derreter e preencher o espaço que a ferramenta não tem.
Ola Gostei muito das dicas
Valeu pela dica, utilizei o alicate e deu certo. Obrigado.